quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Espetáculo une dança contemporânea e obra de Paes Loureiro



A obra carnavalesca de João de Jesus Paes Loureiro foi o ponto de partida para a criação do espetáculo “Serpentinas e Poesia”, que a Companhia Moderno de Dança e o Grupo de Dança Moderno em Cena estreiam nesta sexta-feira, dia 10, às 19h30, na Sala de Dança do Instituto de Artes do Pará (IAP). O projeto foi contemplado com a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do IAP e integra a programação Circuito das Artes 2010.

A coreógrafa Ana Flávia Mendes explica que o espetáculo buscou extrair dos poemas de Paes Loureiro musicados e transformados em samba-enredo para o Quem São Eles elementos que pudessem ser trabalhados pela dança contemporânea. Além disso, o espetáculo utiliza em cena elementos carnavalescos como o estandarte.

No processo de construção de “Serpentinas e Poesia” foi trabalhada a musicalização dos bailarinos, orientada por Júnior Cabrali, que assina a direção musical do espetáculo. A encenação tem trilha sonora executada ao vivo pelos músicos Christian Perrotta, J. Pê Cavalcante e pelo próprio Júnior Cabrali.

João de Jesus Paes Loureiro também participou deste processo de produção, assistindo aos ensaios e participando de debates com os bailarinos sobre sua relação com o universo carnavalesco e a criação das poesias que foram transformadas em sambas-enredos.

A relação de Ana Flávia Mendes com o Carnaval vem desde a infância. “Meu tio, Luiz Guilherme Pereira, foi um dos primeiros presidentes do Quem São Eles, na década de 1970, justamente o período em que a obra de Paes Loureiro passou a ser musicada pela escola. Então passei a minha infância ouvindo estas músicas”, diz a coreógrafa. Para ela, a obra carnavalesca de Paes Loureiro ainda é pouco explorada por pesquisas acadêmicas e mesmo pelos artistas.

Ana Flávia Mendes é diretora artística da Companhia Moderno de Dança, criada em 2002. Os 21 bailarinos que participam do espetáculo são integrantes da companhia e também do Grupo de Dança Moderno em Cena, gerenciado pela companhia.

FICHA TÉCNICA
Concepção, pesquisa e direção artística: Ana Flávia Mendes
Direção executiva: Gláucio Sapucahy
Direção musical: Júnior Cabrali
Iluminação: Tarik Coelho
Figurino e adereços de cena: Cláudia Palheta
Músicos: Christian Perrotta, J. Pê Cavalcante e Júnior Cabrali
Elenco: Aline Maués, Andreza Barroso, Arianne Pimentel, Bárbara Dias, Brenda Nunes, Bruna Cruz, Christian Perrotta, Daiane Gasparetto, Danielly Vasconcellos, Deborah Lago, Ercy Souza, Feliciano Marques, Iam Vasconcelos, Luiz Henrique Santana, Luiz Thomaz Sarmento, Luiza Braga, Luiza Monteiro, Nelly Brito, Rayssa Miranda, Suzana da Luz e Wanderlon Cruz.

SERVIÇO: Circuito das Artes, com resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010 do Instituto de Artes do Pará (IAP). Estreia do espetáculo “Serpentinas e Poesia”, de Ana Flávia Mendes, com a Companhia Moderno de Dança e o Grupo de Dança Moderno em Cena. Nesta sexta-feira, dia 10, às 19h30, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Reapresentação nos dias 11, 12 e 16 de dezembro, também às 19h30, no IAP. Entrada franca. Informações: 4006-2913/ 2915. http://www.blogdoiap.blogspot.com.

Nenhum comentário: